O Diário Oficial do Estado publicou em sua edição desta quarta-feira (13/7) o edital para a concessão do Parque Estadual do Turvo. São previstos investimentos de R$ 9,4 milhões nos seis primeiros anos da concessão. O leilão será realizado no dia 31 de agosto de 2022.
A outorga mínima para concessão será de R$ 71,8 mil. A concessionária será responsável também por destinar recursos de encargos acessórios correspondentes a 1,02% da Receita Operacional Bruta (ROB) a partir do 13º mês da operação. Estes recursos mensais serão aplicados em ações como educação ambiental, promoção do turismo local, fomento ao empreendedorismo, projetos de pesquisa e programa de voluntariado.
O projeto de concessão, feito em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem por objetivo a proteção do parque e a realização de investimentos na estrutura de visitação. Localizado no município de Derrubadas, noroeste gaúcho, junto ao rio Uruguai, o parque abriga o Salto do Yucumã, maior salto longitudinal do mundo, com 1,8 mil metros de extensão em quedas d’água de 12 a 15 metros de altura.
Fonte : SPGG – RS