Nesta quinta-feira, 28, a partir das 15 horas, será lançado o AntecipaGov, programa de antecipação de recebíveis do Governo Federal (https://bit.ly/3t1nYO9).
Agora, os fornecedores que têm contratos ativos com órgãos da Administração Pública Federal já podem solicitar a antecipação de crédito no valor máximo de 70% do que ainda têm a receber.
Como funciona?
Conforme divulgado pela SERPRO (https://bit.ly/3a3VY3I ) a ideia é simples. As instituições financeiras credenciadas no programa passam a ter acesso a dados de contratos vigentes de fornecedores do governo federal. Essa informação é então usada pelos bancos e fintechs como insumo para oferta de crédito com análise de risco mais detalhada.
No Portal AntecipaGov, os fornecedores poderão solicitar propostas de crédito a várias instituições financeiras simultaneamente, fazendo comparações e estimulando a concorrência até a escolha da melhor opção. As instituições poderão fazer a antecipação de até 70% dos recebíveis previstos em contrato.
“De um lado, o Portal AntecipaGov traz mais segurança para quem empresta o dinheiro; de outro, os fornecedores passam a contar com opções de crédito mais simples e baratas para dar continuidade e até ampliar suas operações”, analisa Suelene Costa, gerente de Soluções de Gestão do Serpro.
Importante ressaltar que o governo não será garantidor dos empréstimos. De acordo com o Ministério da Economia, a análise de crédito e o risco de performance são feitas pelas instituições financeiras participantes, que têm a liberdade de operar de acordo com suas políticas.
Privacidade
Suelene Costa esclarece que as informações sobre os contratos de um fornecedor somente serão disponibilizadas com seu devido consentimento e a validação preliminar do órgão para o qual presta o serviço. E apenas as instituições financeiras credenciadas junto ao Ministério da Economia terão acesso a esses dados.
Segundo o Ministério da Economia, atualmente há cerca de R$ 56 bilhões em contratos ativos no governo federal e nos demais entes que utilizam o sistema Comprasnet. Esses são os contratos elegíveis para a realização das operações de antecipação de crédito por meio do Portal AntecipaGov.
Link: https://bit.ly/2M2oWZY