Informativos - Notícias


voltar1

06 de maio de 2015

Publicada licitação internacional do transporte público de Porto Alegre

 

Essa é a 3ª tentativa da prefeitura em buscar empresas interessadas

 

A prefeitura publicou nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial do município, a licitação internacional do transporte público de Porto Alegre. As propostas das empresas interessadas serão conhecidas às 14h30 do dia 6 de julho, e vence a concorrência pública quem apresentar o menor preço.

 Essa é a terceira tentativa de buscar empresas interessadas, já que as duas licitações anteriores terminaram desertas. Entre as novidades desta edição em relação à anterior está a divisão das bacias Norte, Leste e Sul em seis. Caso não haja interessados mais uma vez, uma nova licitação será lançada.

 A expectativa é que, as empresas comecem a operar no ano que vem. Diferentemente do que vinha anunciando, o prefeito José Fortunati descartou que a Carris assuma as demais linhas se ninguém se interessar.

 Ar Condicionado nos ônibus

 Uma liminar suspendeu os efeitos da lei que obriga as empresas de ônibus de Porto Alegre a manter em funcionamento os condicionadores de ar dos veículos que possuam e que determinou que os novos veículos precisarão ter ar-condicionado. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o problema da nova lei é que ela vai beneficiar as empresas que hoje operam em Porto Alegre sem licitação.

 Caso empresas de fora vençam a concorrência, elas não têm garantia que irão adquirir a frota atual que roda na Capital. Em razão disso, teriam que entrar com 100% de ônibus com ar-condicionado, pois a lei estabelece que os novos veículos precisam estar equipados.

A estimativa da prefeitura é que, se isso ocorresse, a passagem de ônibus poderia saltar para R$ 5,00. Enquanto isso, se as atuais empresas vencessem a disputa, toda a frota só estaria 100% equipada com ar-condicionado em até oito anos.

 

Fonte:
Clicrbs